Sustentabilidade e Responsabilidade Social – o que são Negócios Sustentáveis?
Por: Adriano Oliveira
Publicado em: 25/04/2024
Por: Adriano Oliveira
Publicado em: 25/04/2024
Você já ouviu falar sobre Negócios Sustentáveis? Tem ideia do que isso representa e do que é preciso para que um negócio se caracterize dessa forma? A partir desta provocação inicial, eu te convido a se aprofundar neste tema a partir da leitura que selecionei para você, a seguir.
Nada melhor do que nós, enquanto acadêmicos(as), profissionais ou gestores(as), conhecermos as boas práticas de mercado. Afinal, todos lidamos ou vamos lidar, em algum momento, com um público exigente e atento às ações das empresas que, cada vez mais, buscam por empresas que atuam com Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
Negócios sustentáveis são empresas que equilibram o lucro com a responsabilidade social e ambiental. Elas se preocupam em atender as necessidades das pessoas sem comprometer o futuro das próximas gerações, pois, sabem que os recursos naturais não são infinitos.
Para atender a esse público consciente, as empresas estão atentas a algumas características importantes, como:
1. Respeito ao meio ambiente:
Adoção de práticas que reduzem o uso de recursos naturais, a emissão de poluentes e garantem a biodiversidade.
2. Responsabilidade social:
Atuação que vai além do lucro, promovendo ações locais que impactam no desenvolvimento socioeconômico e no bem-estar das pessoas.
3. Energia renovável:
Adoção de tecnologias que reduzem o consumo de energia e aumentam a utilização de fontes renováveis, como a energia solar.
4. Economia circular:
Prevenção do desperdício e promoção da reciclagem e reutilização de materiais, fechando o ciclo de produção e consumo.
5. Prestação de contas:
Transparência nas práticas sustentáveis e seus impactos, permitindo que os consumidores conheçam as ações da empresa.
Um exemplo de empresa que divulga suas ações de sustentabilidade é a Unicesumar. Para saber mais, acesse ao portal:
https://www.unicesumar.edu.br/responsabilidadesocial/relatorio-social/.
Portanto, os negócios sustentáveis não são apenas uma boa prática ou tendência, mas sim, uma necessidade em um mundo cada vez mais consciente da importância da preservação ambiental.
Empresas que aderem a práticas sustentáveis:
Reduzem seus impactos negativos no meio ambiente e na sociedade.
Atendem aos anseios do seu público-alvo.
Atuam de forma ética e ecológica.
Agregam valor aos seus produtos e serviços.
Reduzem os seus custos operacionais.
Buscar o equilíbrio entre lucro e questões socioambientais contribui para uma sociedade mais sustentável, gerando inovação, eficiência e inúmeras vantagens competitivas.
Assim, construímos um mundo melhor não apenas para as gerações futuras, mas, também para as gerações presentes.
Sobre o Autor: Prof. Me. Adriano Aparecido de Oliveira
Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2016), especialista em Gerência Financeira e Controladoria e em Educação a Distância e Novas Tecnologias, e graduado em Administração. Atualmente, é professor formador, autor e mediador do Ensino a Distância da Unicesumar.
Atuou no ensino presencial da Unicesumar como professor durante quatro anos. Autor de livros, tais como Administração de Materiais e Logística; Gestão de Pequenas e Médias Empresas; Design e Inovação em Produtos e Serviços; Logística Aplicada ao Agronegócio; Gestão de Produtos, Serviços e Estratégias de Precificação; Turnaround: reestruturação de empresas e Elaboração de Projetos e Avaliação de Políticas Públicas, Sistemas de Informações, Gestão a Cadeia de Suprimentos entre outros.
Instagram: @prof.adrianooliveira01
O PORTAL GESTOR não se responsabiliza pelo conteúdo e opiniões expressas no artigo publicado, que é de total responsabilidade do(a) autor(a).