Diversidade nos processos de Recrutamento e Seleção.
Por: Priscila Freire Martins Rosa
Publicado em: 27/06/2024
Por: Priscila Freire Martins Rosa
Publicado em: 27/06/2024
As empresas vivem num cenário complexo e em constante mudança, influenciado por fatores como: avanços na tecnologia, mudanças na política e economia. Assim, a adaptação contínua para garantir sua sobrevivência no mercado, acaba sendo crucial.
Sabendo que as pessoas são essenciais para o sucesso das empresas, torna-se vital ter equipes bem organizadas e competentes, e os processos de recrutamento e seleção exercem um papel fundamental nisso tudo, atraindo e admitindo trabalhadores bons para as empresas, independentemente de seu porte.
A tecnologia e a internet mudaram muito a forma como as empresas contratam pessoas. Agora temos ferramentas online que tornam o processo mais rápido e fácil, mas para isso, precisamos garantir o acesso de todos a essas tecnologias para não deixar ninguém de fora.
Usar redes sociais para recrutar tem suas vantagens, mas também apresenta desafios, como, por exemplo, avaliar os candidatos de forma justa e não fazer o processo ficar frio e impessoal.
Às vezes, o processo de contratação pode ser injusto quando baseado em estereótipos e preconceitos. Ainda vemos discriminação por questões de gênero, raça, orientação sexual e aparência física, o que atrapalha a diversidade e justiça nas empresas. Precisamos adotar práticas justas, olhando para as habilidades das pessoas para garantir que todos tenham oportunidades iguais.
Promover diversidade nas empresas não é só cumprir leis; é uma estratégia que ajuda a trazer criatividade, inovação e faz as empresas se destacarem. É necessário adotar políticas de contratação baseadas em competências e programas inclusivos, garantindo oportunidades iguais. O governo também tem um papel importante no combate à discriminação, a fim de garantir justiça no mercado de trabalho, por meio de políticas públicas.
Promover o debate é o caminho para lutar e levar essas propostas ao governo que deve garantir por meio do Ministério do Trabalho o direito ao emprego e renda à população LGBTQIA+, sem que estes sofram nenhum tipo de discriminação dentro do ambiente empresarial.
As empresas precisam rever seus processos de contratação para corrigir práticas injustas. A diversidade e a justiça devem ser prioridades para criar um ambiente de trabalho justo e inclusivo para que, no futuro, possamos verificar essas políticas de inclusão funcionando nas empresas brasileiras e seus impactos nas organizações.
Portanto, promover a diversidade nas organizações é fundamental porque traz uma ampla gama de perspectivas, experiências e habilidades para o ambiente de trabalho. Essa diversidade não só reflete a sociedade em que vivemos, mas também impulsiona a criatividade, a inovação e a tomada de decisões mais robustas e equilibradas. Além disso, equipes diversas têm maior capacidade de resolver problemas de forma eficaz, atender melhor às necessidades de clientes variados e criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos os colaboradores. A diversidade também pode melhorar o desempenho financeiro das empresas, pois, estudos mostram que organizações com equipes diversas tendem a ser mais lucrativas e competitivas no mercado.
Sobre a Autora: Priscila é Mestra em Gestão do Conhecimento nas Organizações, possui MBA em Gestão de Pessoas e Marketing e é Bacharela em Administração. Professora Universitária desde 2018 e pesquisadora pelo PPGCO – Programa de Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações desde 2021.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6084019927784720
O PORTAL GESTOR não se responsabiliza pelo conteúdo e opiniões expressas no artigo publicado, que é de total responsabilidade do(a) autor(a).