Gestão de Pessoas: o caminho para o sucesso empresarial
Por: Bianca Reis Pimenta
Publicado em: 14/11/2024
Por: Bianca Reis Pimenta
Publicado em: 14/11/2024
Uma empresa, quando quer alcançar o sucesso, seu objetivo inicial é lucrar. Tem algum problema? Nenhum. O problema está em como a empresa vai obter o lucro, quais os meios que usará e em que papel os funcionários estarão.
A gestão de pessoas cuida que os indivíduos tenham um ambiente de trabalho em que haja comunicação, boa liderança, motivação, inteligência emocional, relacionamentos interpessoais, criatividade, melhoria e capacitação, transparência, clareza, avaliações, auxílio, desenvolvimento dos funcionários, correção de erros e muito mais.
Atualmente, em qualquer ambiente de trabalho é vital que as pessoas sejam valorizadas. Percebe-se que funcionários valorizados possuem um desempenho maior do que funcionários tratados apenas como recursos. É importante fixar que trabalhando na vida profissional do empregado, gera benefícios tanto para o funcionário como para a empresa.
Como cliente de qualquer estabelecimento, você já deve ter reparado como funciona a sua organização, talvez bem pouco, mas o suficiente. Em supermercados, bancos, hospitais, lojas... quando você entra em algum desses lugares, você consegue observar como o ambiente é. Se o chefe não tem ética para chamar atenção, se o funcionário é novato, se o atendimento é feito corretamente, se as pessoas realmente te tratam de boa vontade, se há comunicação entre todos os envolvidos etc. O exterior do ambiente reflete como o interior funciona.
É necessário que os empregados aumentem seu desempenho, (não aumentar a função, fazer tudo mais rápido e se esgotar), mas sim que sejam capacitados, qualificados e profissionais. O empregado, por mais que esteja sendo pago, ele precisa de uma motivação, ele é funcionário, mas antes disso é um ser humano. Por exemplo, a motivação pode vir do líder que possui inteligência emocional, um bom líder que entende os sentimentos dos seus empregados, ele consegue observar as qualidades e talentos e trabalhar nelas.
O funcionário é uma parte fundamental de um ambiente profissional. Gosto muito do conceito de gestão de pessoas porque se todos os lugares fossem conforme sua ideia, não iriam ter tantas pessoas esgotadas e empresas vazias. As pessoas dizem que devem trabalhar com o que amam. Talvez o seu funcionário não ame a sua empresa, talvez só queira o salário, mas se as pessoas forem vistas como uma parte de valor, e forem motivadas, elas se empenharão e se esforçarão para alcançar bons resultados. Se uma empresa valoriza seus funcionários, e os capacita a desenvolver as qualidades e adquirir outras, melhora o ambiente de trabalho, e a empresa progride.
Claro que em todos os ambientes irão ter conflitos, sentimentos não respeitados, falta de maturidade profissional, ética e tudo mais. Pois todos os lugares são compostos de humanos falhos. Porém se todos forem vistos como pessoas de valor, a empresa consegue manter um equilíbrio, um ambiente saudável. Se a empresa enxergar seu subordinado apenas como um recurso, pode trazer consequências, o funcionário não vai se esforçar, ¨afinal a empresa só se importa com o trabalho exercido¨, e a empresa pode acabar regredindo, os funcionários esgotados sairão e os que ficarem não irão se empenhar tanto, ¨já que são apenas recursos¨.
Uma empresa ganha muito mais (inclusive, um bom nome), quando investe e acompanha seus empregados do que quando quer apenas sugar suas forças, (intelectuais e físicas) e depois quando não forem mais suficientes, simplesmente descartar e contratar outras.
Logo, a gestão de pessoas é muito fundamental e importante, pois, o lugar onde as pessoas passam a maior parte do dia é no ambiente de trabalho, se este for desorganizado e elas não forem valorizadas, o desempenho de ambas irá cair.
Sobre a autora: Aluna do curso de Administração do EAD UNICESUMAR. E-mail: pimentabianca004@gmail.com
O PORTAL GESTOR não se responsabiliza pelo conteúdo e opiniões expressas no artigo publicado, que é de total responsabilidade do(a) autor(a).