A única certeza que temos é a mudança!


Por: Maiara Casagrande Mendes

Publicado em: 16/06/2023

Há uma frase do filósofo Heráclito de Éfeso que diz “a única constante é a mudança”, e eu tenho certeza de que você, caro leitor, passou por diversas mudanças nesses últimos anos, não é mesmo?!


Quando falamos em mudança, um marco logo vem à nossa mente: pandemia Covid-19 e ela, de alguma forma, mudou algo em nossa vida: a forma de trabalhar, a forma de vender ou comprar, a forma de negociar, a forma de se relacionar, a forma de aprender ou ensinar e até mesmo a forma de se divertir.


E dentro desse cenário todo, não foi muito diferente no ambiente organizacional, líderes e liderados se viram diante de grandes mudanças no seu local de trabalho e vale lembrar que toda mudança, por menor que seja, pode gerar um certo desconforto ou até medo. Pensando nisso, eu quero deixar algumas dicas de como gerenciar as mudanças de forma positiva.


Pois bem, aqui vai a primeira dica: 1. Mantenha a sua mente aberta. Mudanças nos tiram da zona de conforto, porém, também nos traz oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Crescer, muitas vezes, significa aprender novas técnicas, desenvolver novas habilidades, expandir novos horizontes, então esteja aberto ao novo.


A segunda dica é: 2. Estabeleça metas e planos: você já deve ter ouvido a frase que diz que “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”, por isso, ter metas e um plano de ação para alcançá-las é essencial.


A terceira dica é: 3. Tenha uma mentalidade de aprendizado contínuo: isso significa que podemos aplicar o que aprendemos com as experiências passadas e com as novas que virão! Às vezes será necessário adaptar-se e tornar-se mais flexível para lidar com as mudanças de maneira construtiva.


Outra dica, 4. Comunique-se efetivamente: mantenha uma comunicação clara e precisa com as pessoas envolvidas no processo, aproveite para compartilhar os motivos da mudança e esteja aberto para ouvir a opinião, sugestões e até mesmo orientação de mentores ou pessoas que já passaram por uma situação similar. Uma comunicação assertiva contribui a criar um ambiente de confiança e torna as mudanças mais tranquilas.


A última dica, porém, não menos importante é: 5. Cuide de si mesmo: para manter o equilíbrio entre corpo e mente é necessário o autocuidado. Você pode fazer isso praticando seu esporte favorito, reservando um tempo para você ou tendo um tempo especial com pessoas que tornam seu dia a dia mais leve, assim, você conseguirá lidar melhor com o estresse associado às mudanças.


Lembre-se de que cada situação é única, portanto, adapte essas dicas às suas circunstâncias específicas. Mantenha uma atitude positiva, seja resiliente, busque oportunidades nas mudanças e aproveite o processo.

Boa sorte!


Sobre a Autora: Graduada em Administração e Gestão da Qualidade; Especialista em Gestão Comercial; Docência no Ensino Superior; MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes; Atua na área de educação desde 2015, apaixonada pela docência no campo universitário e voluntária na gestão do terceiro setor desde 2012.

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