A revolução da Inteligência Artificial no Ensino Superior.


Por: Fábio Luiz Iba

Publicado em: 23/11/2023

A integração da inteligência artificial (IA) nas instituições de ensino superior tem sido um catalisador fundamental para a transformação educacional. Ao longo dos últimos anos, o avanço tecnológico tem moldado significativamente a maneira como as universidades e faculdades operam, entregam conhecimento e administram suas operações.


Segundo um relatório da HoolonIQ, empresa especialista em tecnologias educacionais, estima-se que até 2025, os investimentos globais em tecnologias educacionais ultrapassem US$ 404 bilhões. Destes, a IA é apontada como uma das áreas de maior crescimento e potencial impacto no cenário educacional, tanto de ensino superior, quanto básico.


A personalização da aprendizagem é uma das áreas mais influenciadas pela inteligência artificial.


Estudos mostram que cerca de 87% das instituições de ensino superior nos Estados Unidos estão utilizando ou planejam utilizar sistemas de aprendizagem adaptativa. Esta abordagem permite que os alunos tenham acesso aos conteúdos educacionais de forma personalizada.


No entanto, não é apenas no processo de ensino e aprendizagem que a IA tem influenciado, no campo da gestão acadêmica, a inteligência artificial também demonstrou grande potencial, de acordo com um estudo da Gartner, até 2025, aproximadamente 60% das instituições de ensino superior usarão chatbots alimentados por IA apara auxiliar nas interações com os alunos, agilizando o processo de matrícula, respondendo a perguntas frequentes e facilitando a orientação acadêmica.


Em alguns casos, as instituições de ensino estão buscando desenvolver, através da IA, auxiliares pedagógicos, que sejam capazes de interagir com os estudantes e auxiliar nas dúvidas pedagógicas.


Outro aspecto importante é o uso da IA na pesquisa, pois 70% dos pesquisadores acadêmicos acreditam que a inteligência artificial terá um papel fundamental na aceleração das descobertas científicas nos próximos anos, de acordo com dados divulgados pela academia de ciência da Califórnia.


Apesar desses avanços, desafios persistentes devem ser enfrentados, um estudo da UNESCO aponta que 43% dos jovens em países de baixa renda não têm acesso à internet, o que limita sua capacidade de se beneficiar plenamente das tecnologias educacionais, incluindo a IA. Isso levanta preocupações sobre a equidade no acesso à educação. Além disso, a segurança e privacidade dos dados dos alunos são preocupações cruciais. Uma pesquisa revelou que quase 60% das instituições de ensino superior nos Estados Unidos têm preocupações sobre a segurança dos dados quando se tata de adotar tecnologias como a IA.


Para otimizar o potencial da IA no ensino superior, é importante a colaboração estreita entre professores, administradores educacionais e especialistas em tecnologia. A inteligência artificial não substitui a experiência humana; ao contrário, complementa-a, através de ferramentas para impulsionar a excelência educacional.


Dessa forma, fica claro que a influência da inteligência artificial nas instituições de ensino superior é um processo em evolução, com um potencial imenso para transformar positivamente a educação. Ao equilibrar a aplicação estratégica da IA com os valores éticos e a equidade no acesso, as instituições podem se posicionar como agentes de mudança, preparando os alunos para um futuro cada vez mais tecnológico e desafiador.


E você estudante, está preparado para todas as mudanças que virão no processo de ensino aprendizagem através da inteligência artificial?


Acredito que todos nós iremos nos adaptar e utilizaremos as ferramentas de maneira complementar, como um meio para chegarmos a um fim, particularmente, não a IA como um fim, mas um caminho.


Sobre o Autor: Fábio Iba é Mestre e Bacharel em Administração, Gestor de Projetos, Professor Universitário e Coordenador de Cursos EaD.

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